O distrito de Bragança conta com sete escolas para receberem equipamentos elétricos provenientes da campanha “Escolas Eletrão”.

Nesta campanha, promovida pelo Eletrão – Associação de Gestão de Resíduos, o intuito é de sensibilizar para o encaminhamento correto de equipamentos elétricos, pilhas e lâmpadas fora de uso.

As escolas que vão aderir à iniciativa são:

Escola Básica de Miranda do Douro; Escola Básica de Sendim, Miranda do Douro; Escola Básica e Secundária D. Afonso III, Vinhais; Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro; Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Bragança; Escola Profissional Jean Piaget – Macedo Cavaleiros; Escola Secundária Abade de Baçal, Bragança.

“Esperamos que o novo ano lectivo que ainda agora começou seja um marco em termos de recolha de equipamentos eléctricos nas escolas, o que seriam boas notícias para o ambiente. Isso significaria que estes aparelhos não seriam depositados nos contentores indiferenciados, não iriam poluir solos ou linhas de água, nem seriam desviados para operadores que não procedem à sua descontaminação”, alerta o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.

As escolas aderentes podem receber vales para a compra de novos equipamentos elétricos, sendo estes atribuídos com base num sistema de pontos, em função da quantidade de equipamentos recolhidos pela escola.

Nesta 11ª edição, que decorre até junho de 2022, participam mais de 360 escolas. Nas últimas dez edições, a “Escola Eletrão” conseguiu uma recolha de mais de seil mil toneladas de equipamentos elétricos usados nas escolas aderentes no país.

Foto: Eletrão

Slider