A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebe, no próximo dia 23 de abril, pelas 9h30, a exposição “O Legado de um Cravo” e a sessão “Comemorar Abril 74 e a Constituição 76”, iniciativas que integram as comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril. A iniciativa, organizada em parceria com a Associação Cívica e Cultural Antão de Carvalho (ACCAC), pretende celebrar e manter viva a memória da abertura de Portugal à democracia.
A sessão contará com intervenções marcantes de protagonistas da história recente do país. Vasco Lourenço, figura central do Movimento das Forças Armadas (MFA), trará o seu testemunho sobre o golpe militar de 25 de Abril de 1974. Já Maria Odete Isabel, uma das primeiras mulheres a assumir funções autárquicas em Portugal democrático, falará sobre o seu percurso como Presidente da Câmara da Mealhada, eleita em 1976, e o seu trabalho pioneiro nas farmácias hospitalares.
A programação inclui ainda relatos de três figuras ligadas à região de Trás-os-Montes e Alto Douro, que viveram intensamente o período revolucionário. Emídio Gomes, atual Reitor da UTAD, Artur Vaz, antigo Governador Civil de Vila Real, e Virgílio Alves, professor aposentado e ex-autarca, partilharão as suas experiências e vivências antes, durante e após o “dia inicial inteiro e limpo”, como descreveu Sophia de Mello Breyner.
A UTAD e a ACCAC sublinham a importância destas ações como parte do seu compromisso cívico e pedagógico, especialmente junto dos mais jovens, na promoção da consciência democrática e do desenvolvimento do país. As comemorações destacam também a importância do direito à expressão, celebrando os 20 anos do ensino da comunicação na universidade.
A exposição “O Legado de um Cravo” ficará patente até 14 de maio, oferecendo ao público uma viagem pela memória da Revolução dos Cravos e da Constituição de 1976.
Jornalista: Micaela Costa