Apresentado na Biblioteca Municipal de Chaves, o livro “Sempre fomos à bola com eles!” reúne crónicas sobre 18 jogadores flavienses, numa obra de Altino Rio e Herculano Pombo que celebra a identidade e cultura local.
Foi num ambiente de celebração e memória que, no passado sábado, Altino Rio e Herculano Pombo lançaram o livro “Sempre fomos à bola com eles!”, na Biblioteca Municipal de Chaves. O espaço encheu-se de amigos e entusiastas do futebol local para homenagear 18 jogadores flavienses que marcaram a história do clube e da cidade: Melo, Lisboa, Malano, Pavão, Branco, Rendeiro, Cruz, Zé Albano, Borges, Quim Sanches, Diamantino, Pinho, Duque, Rui Riça, Paulo Alexandre, Vítor Castanheira, João Alves e Pedro Gonçalves “Potinho”.
A obra, composta por 18 crónicas, oferece uma visão íntima e detalhada sobre cada um destes jogadores, revelando facetas pessoais e episódios pitorescos que enaltecem a cultura e identidade local.
Nuno Vaz, presidente da Câmara Municipal de Chaves, esteve presente e destacou o impacto da obra para a comunidade, enaltecendo o contributo dos jogadores para o orgulho flaviense e a importância de celebrar a história e identidade da cidade. “Esta obra é uma homenagem a quem tanto deu a Chaves, tanto dentro como fora do campo”, afirmou o autarca, elogiando também a dedicação dos autores.
A apresentação do livro esteve a cargo do selecionador nacional de futsal, Jorge Braz, que sublinhou a dedicação, paixão e ligação às origens como fatores determinantes para o sucesso, inspirando todos a preservarem o amor pela terra.
Altino Rio e Herculano Pombo encerraram a sessão partilhando os bastidores do projeto, uma “escrita a quatro mãos” que demorou quatro anos a concretizar. Os autores explicaram que o livro, escrito com uma linguagem repleta de regionalismos, é fruto de uma extensa pesquisa e dedicação.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: CM Chaves