O calor vai continuar durante os próximos dias e vai colocar a maioria dos distritos em risco de incêndio.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para a próxima semana temperaturas máximas na ordem dos 41 a 42 graus celsius.
Segundo o IPMA, em causa está a “ação conjunta de uma região anticiclónica entre a Europa Ocidental e o arquipélago da Madeira, e um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica”, que “origina o transporte de uma massa de ar tropical com origem continental, que é favorável a uma situação meteorológica de tempo quente, seco e estável”.
A previsão do instituo obrigou também a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a alertar para o elevado risco de incêndios em todo o território continental.
Recorde-se que durante o alerta é proibida a realização de queimada extensiva ou de aglomerado sem autorização das autarquias locais.
De acordo com a ANEPC é ainda proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito, bem como fumigar ou desinfestar em apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, e usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Arquivo/Canal N