Mais de 260 atletas em representação de cerca de 30 clubes, vão participar, no próximo sábado (30 de dezembro), na quinta edição da “São Silvestre de Mirandela”, promovida pelo Grupo “Mirandela a Correr”, em parceria com o Município e outras entidades.

As inscrições já terminaram, na passada quarta-feira, e Hélder Silva, da organização, diz estar “muito satisfeito com a adesão”, tendo em conta que existe uma outra prova na cidade de Chaves. “Podemos dizer que, desde que iniciamos esta aventura, está a segunda melhor edição em termos de inscrições e até superou as nossas expectativas, devido à outra prova em Chaves”, afirma.

Ainda assim, lamenta “a falta de coordenação entre as associações de atletismo da região que levaram novamente a que outra corrida venha a realizar-se no mesmo dia”.

Entre os inscritos, destaque para a atleta Andreia Santos, que é mesmo a madrinha da prova deste ano, e Paulo Barbosa, do Sporting de Braga. Hélder Silva espera que o record da prova seja batido nesta edição. “São atletas que têm feito excelentes resultados e estamos confiantes que seja batido o record da prova que está nos 29 minutos e 30 segundos nos masculinos e nos 37 minutos nos femininos”

A prova terá a distância de 10 quilómetros num percurso citadino e bastante acessível. “Tem 61 metros de desnível positivo, uma prova bastante rápida, sendo que o limite para todos cumprirem a prova é de hora e meia”, explica Hélder Silva.

Na edição de 2022, Fábio Oliveira, do Grupo Desportivo e Cultural de Guilhovai, e Tânia Fernandes, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, foram os vencedores.

A quinta edição da São Silvestre de Mirandela vai para a estrada, no sábado, quando forem 19 horas. Haverá prémios monetários de 400, 250 e 150 euros para os três primeiros, em masculinos e femininos.

Jornalista: Fernando Pires

Foto: Grupo Mirandela a Correr

Slider