No distrito de Bragança, há agora 14 clubes que passam a ter o estatuto de entidade formadora certificada. Nove já concluíram com sucesso esse processo, na época transata, entre os quais se encontra o São Pedro de Vale do Conde e ainda G.D. Bragança, Escola Crescer, GD Moncorvo, Montes Vinhais e Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, no futebol. Bem como o Alfandeguense, o CSP Vila Flor e o Santo Cristo no futsal.

No passado dia 26 maio, no Auditório do Centro Cultural de Alfandega fé, foi a entrega dos diplomas e placas alusivas ao processo de Certificação da época desportiva 2019/2020.

Entretanto, o São Pedro de Vale do Conde já recebeu novamente o relatório final relativo à época 2020/2021, onde manteve as 3 estrelas.

“A toda a estrutura, técnica, atletas e demais intervenientes no processo muitos parabéns. Este prémio é de todos nós que trabalhamos em prol destes grandes atletas”, afirma Susana Costa diretora do clube do concelho de Mirandela.

Este ano juntam-se mais cinco clubes. No futebol masculino há o Mirandês e o Sport Clube Mirandela. No futebol feminino, a AD Paredes e no futsal masculino estão o GD Macedense e o Santo Cristo de Moncorvo.

Para os clubes serem reconhecidos como entidades formadoras certificadas têm que obedecer a vários critérios como, por exemplo, ter um documento orientador, acompanhamento médico nos treinos e jogos e realização de ações de formação de ética desportiva para os pais.

O processo de certificação vai permitir aos clubes efetuar o registo de Contratos de Formação Desportiva (CFD).

Com o processo de certificação da presente temporada a decorrer, António Ramos, presidente da AFB, quer num futuro próximo ter todos os clubes filiados, 34, certificados. “Num curto espaço de tempo queremos ter todos os clubes certificados pois só assim têm presença garantida nas provas distritais e nacionais”.

A FPF iniciou o processo de certificação das entidades formadoras há três anos. No primeiro ano candidataram-se 754 clubes, na temporada passada foram 976 e este ano estão envolvidos 1070 clubes.

Jornalista: Fernando Pires

Slider