A Santa Casa da Misericórdia de Mirandela (SCMM) já tem em funcionamento, desde o dia 4 de maio, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social como resultado de um protocolo de parceria com o Instituto da Segurança Social.
No fundo, acaba por ser a continuidade dos serviços que a IPSS já prestava através do projeto Rede Local de Intervenção Social, o RLIS, que terminou no final de 2019.
“Em termos de funções é a mesma coisa. Trata-se apenas de uma mudança de nomenclatura em função da maior dependência que tem da segurança social”, adianta o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, Adérito Gomes
Com este novo serviço, a SCMM visa garantir melhores respostas de proximidade à população alvo no concelho. “A ideia é assegura o atendimento e o acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como emergência social, no sentido de atender, acompanhar, apoiar, informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação, prevenir situações de pobreza e de exclusão sociais”, explica o Provedor.
Para o desenvolvimento deste tipo de serviços existe uma equipa multidisciplinar constituída por uma coordenadora e duas técnicas superiores, sendo que paralelamente existem visitas domiciliárias aos beneficiários sempre que necessário.
O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social está situado no centro da cidade de Mirandela, na Rua Cabo da Vila nº12, e tem horário contínuo das 09h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira.
Jornalista: Fernando Pires
Slider