Após uma pausa em 2021, devido à pandemia, a Mostra Gastronómica dos Sabores de Chaves regressou ao formato presencial, no passado fim de semana, contribuindo para a retoma da atividade económica, em particular do setor dos produtos agro-alimentares.
O certame, realizado durante os dias 18, 19 e 20 de fevereiro, contou com a presença de “cerca de 10 mil visitantes, muitos deles oriundos da vizinha Galiza e da zona do Porto”, disse hoje em comunicado a autarquia.
“Com as expectativas cumpridas, no final, os produtores locais mostraram-se satisfeitos por terem arriscado, conseguindo atingir o objetivo de escoar os seus produtos, assim como alcançar novos clientes e oportunidades de negócio”, acrescenta.
Foi também realizada uma ação de solidariedade através da promoção de um prato típico flaviense – o Arroz de Fumeiro-, confecionado pela Escola Profissional de Chaves e com doação dos ingredientes pelos produtores.
O cariz solidário da atividade permitiu o serviço de 340 doses individuais, cuja receita reverteu para apoio social a famílias carenciadas do concelho.
O autarca flaviense manifesta-se satisfeito, ao deixar palavras de agradecimento aos produtores locais e artesãos, “por serem a essência deste certame gastronómico”, uma “montra privilegiada dos sabores locais, com enfoque particular no fumeiro, no presunto e no pastel de Chaves, sem esquecer o vinho, o mel e os licores”.
Jornalista: Sara Teixeira