Os benefícios da água termal estão a ser explorados na gastronomia no Alto Tâmega e Barroso, com investigadores e chefs de cozinha a destacarem os pontos positivos do recurso para a saúde, sabor e aparência dos alimentos.

O projeto chama-se “Aquae Vitae” e inclui receitas criadas por chefs como Justa Nobre, Renato Cunha, Rui Mota e Vítor Cunha. Os partos vão ser apresentados no II Fórum do Turismo do Alto Tâmega e Barroso, em Chaves, no dia 18 de abril.

Os estudos investigam o impacto das águas minerais naturais, especialmente em legumes, e outros produtos como o fumeiro de pão de água com menos sal. A água termal também é usada para aquecer edifícios na região e tem aplicações em áreas como saúde, bem-estar e cosmética.Destaca-se assim, por ter múltiplas aplicações na região.

A iniciativa conta com a participação de municípios como Chaves, Boticas e Montalegre, que destacam a importância da água, como potencial recurso. O projeto destaca ainda pratos típicos como o arroz de carnes à moda de aldeia, preparado com água termal. Estes pratos tão conhecidos vão ser confeccionados substituindo a água comum pela termal, de modo a enriquecer a gastronomia.

Jornalista: Micaela Costa

Slider