O Rotary Clube de Mirandela organiza, no próximo domingo, de manhã, uma caminhada pela erradicação da poliomielite, uma infeção muito contagiosa e, por vezes, mortal.
Nos países em vias de desenvolvimento, o vírus propaga-se através da água contaminada por fezes humanas e afeta sobretudo crianças com idade inferior a cinco anos. É uma doença grave que pode causar paralisia irreversível num em 200 casos e, desses, 5% a 10% podem morrer na sequência da doença.
A vacinação contra a poliomielite é o método principal de prevenção e com esta caminhada, o Rotary pretende angariar fundos para a aquisição de vacinas. “É uma missão do Rotary Internacional que desde que abraçou esta luta, em 1988, com a uma campanha muito forte de vacinação, e os casos caíram a pique. Ainda assim, temos de estar atentos, principalmente em países em que é difícil entrar”, refere José Francisco Dias, presidente do Rotary Clube de Mirandela (RCM).
A iniciativa chama-se caminhada solidária End Pólio Now, que é aliás o nome da pulseira que o Rotary tem à venda em vários locais da cidade “Estão à venda no Mercado dos Zés, na Farmácia da Ponte e na Farmácia Sarmento, mas vamos ter outros pontos de venda em próximas iniciativas, até porque temos cerca de 800 pulseiras que podem ser adquiridas”, acrescenta José Francisco Dias.
Mesmo que não possa participar na caminhada, cuja inscrição é de 10 euros, pode sempre ajudar nesta missão, adquirindo a pulseira que tem um preço simbólico de dois euros. “Quem a adquirir tem a certeza de que está a ajudar à vacinação de uma criança contra a poliomielite”, diz o presidente do RCM.
É já no domingo que acontece a caminhada solidária pela erradicação da poliomielite, promovida pelo Rotary Clube de Mirandela.
Pode colaborar com esta iniciativa, inscrevendo-se na caminhada através da página do Facebook do Rotary Club de Mirandela, ou adquirindo uma pulseira END POLIO NOW.
A concentração está marcada para as dez da manhã de domingo, na junta de freguesia de Mirandela.
Jornalista: Fernando Pires