Esta sexta-feira, a reunião da Assembleia Municipal de Mirandela vai ser realizada no Pavilhão do Inatel, tal como de resto já tinha acontecido, em dezembro, mas agora com 40 elementos de forma presencial e os restantes 21 vão participar à distância através da internet.

Este modelo misto, que combina o formato presencial com os meios de comunicação à distância, “é uma das formas previstas pela nova Lei” aprovada em tempo de confinamento, explica José António Ferreira, 2º secretário da Mesa da Assembleia Municipal.

“Após consultarmos o delegado de saúde e o serviço de proteção civil do Município, acabou por se optar pela solução mista ficou decidido avançar para este modelo misto.

Ainda assim, os 40 elementos da Assembleia Municipal que vão marcar presença física estão sujeitos a regras apertadas emanadas pela DGS que deu o parecer positivo para a realização da Assembleia.

José António Ferreira dá exemplos de medidas que estão acauteladas no plano para a reunião desta sexta-feira. “O espaço terá de conter informação sobre as medidas de prevenção e controlo da transmissão do vírus, através da afixação de cartazes informativos. Será feita a avaliação da temperatura corporal à entrada. O uso de máscara é obrigatório durante todo o período que dura a reunião. Vai sendo feita sucessivamente a contabilização manual do número de pessoas que estão, em dado momento, no interior do pavilhão. Há lotação máxima nas instalações sanitárias. Haverá utilização de toalhitas para desinfeção dos microfones após cada intervenção. Os lugares sentados têm uma distância de dois metros entre si. As entradas e saídas são distintas”.

Outra das exigências das autoridades de saúde, foi a realização de testes antigénio para despistagem da Covid-19 aos elementos que participam na reunião da Assembleia de forma presencial. “À semelhança do que aconteceu com os membros das mesas eleitorais no ato eleitoral para a presidência da república, também agora os 40 membros que vão assistir presencialmente à reunião serão sujeitos, esta tarde, à realização de testes rápidos”, confirma José António Ferreira
A Assembleia Municipal de Mirandela desta sexta-feira terá a presença física de 40 elementos no pavilhão do Inatel, com os restantes 21 elementos a participarem à distância, via internet.

Jornalista: Fernando Pires

Slider