Os resultados dos autotestes ao vírus SARS-CoV-2 já podem ser disponibilizados numa plataforma eletrónica, através de formulário próprio, tendo sido positivos ou inconclusivos. Até ao momento, eram apenas comunicados através da Linha SNS24.
O anuncio foi feito pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) que refere que todos os resultados dos testes rápido de antigénio, feitos pelos cidadãos, vão ser também comunicados às autoridades de saúde, com o preenchimento de um formulário online.
“A notificação destes resultados é importante para monitorizar a atividade nacional de testagem. Os indivíduos assintomáticos com resultado positivo ou inconclusivo devem privilegiar o reporte através de contacto telefónico ao SNS24”, refere a task-force, em nota de imprensa.
A nova plataforma vai permitir perceber se um utente com resultado positivo ligou para o SNS24 nas 12 horas seguintes ao reporte.
De acordo com a Lusa, “qualquer resultado que dê positivo ou inconclusivo em pessoas assintomáticas, que não tenham tido contacto com nenhum caso positivo confirmado nos últimos 14 dias, deve levar um teste de confirmação, por RT-PCR, desde que o indivíduo em causa não tenha estado infetado com covid-19 nos últimos 90 dias anteriores”.
Os resultados dos testes vão ser confirmados por via de notificação no SINAVElab, entidade responsável pela sua realização.
O INSA recorda, ainda, que “os autotestes não estão destinados a indivíduos sintomáticos ou que estiveram expostos à SARS-CoV-2”, mesmo que essas pessoas venham a realizá-los, devem sempre contactar a SNS24.
A plataforma digital foi desenvolvida pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em parceria com a Direção Geral da Saúde (DGS), a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) e Produtos de Saúde e Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
Por: Inês Fernandes
Foto: Raminder Pal Singh/EPA
Texto editado por Rita Teixeira (Jornalista)