As obras vão ter início no dia 3 de novembro e vão decorrer por fases nos quatros blocos do estabelecimento de ensino, anunciou hoje a Câmara Municipal de Mirandela.
A empreitada na Escola Luciano Cordeiro, terá a duração de 90 dias e tem como principal objetivo “garantir a melhoria das condições de segurança e saúde da população escolar e dos respetivos profissionais, ao eliminar a existência de amianto, fator potencialmente prejudicial para a saúde humana”, explica a autarquia em comunicado.
A obra será executada pela empresa certificada MWT – Metalworking Technologies, Lda e terá um valor de cerca de 195 mil euros.
O município salienta que “esta ação insere-se no plano estratégico do município para a remoção de amianto de todos os edifícios públicos”.
A autarquia informa ainda que o processo de remoção e transporte do fibrocimento será apenas efetuado fora dos períodos de atividades letivas (fins de semana/feriados/férias escolares).
A solução será substituir o fibrocimento por painéis sandwich, proporcionando uma melhoria térmica aos edifícios. Posteriormente, vão ser aplicados os novos painéis térmicos, que poderá ocorrer nos períodos de atividades letivas, sem prejuízo das mesmas.
De forma a manter uma maior segurança, os espaços exteriores ao Bloco a ser intervencionado serão vedados e sinalizados de forma a minimizar potenciais perigos para a comunidade escolar.
Jornalista: Rita Teixeira