A taxa de IVA às alheiras passa de 23% para 13%.
A proposta subscrita pelos deputados do PS dos Distritos de Bragança, Berta Nunes e Sobrinho Teixeira, no sentido de aplicar uma redução da taxa de IVA às alheiras de 23% para 13%, foi aprovada, esta terça-feira, em votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2024.
Segundo este grupo parlamentar, “a valorização de produtos locais de qualidade e a sua promoção contribui para a criação de emprego e combate ao despovoamento, promovendo desta forma a coesão territorial”, refere, em comunicado, enviado à redação do Canal N.
Destaca a importância desta descida para a taxa intermédia “para a indústria e comércio local de diversos territórios do Interior, como é o caso da região de Trás-os-Montes, mas também para a sua restauração e atração do turismo gastronómico”.
Recorde-se que esta era uma das reivindicações dos produtores da alheira, nomeadamente de Mirandela. Um pedido que também a autarca Júlia Rodrigues fez, na última edição da Feira da Alheira, no passado mês de março, ao secretário de estado do Turismo, Comércio e Serviços que esteve presente na abertura do evento. Contudo, na altura, Nuno Fazenda não avançou qualquer informação sobre a questão, ainda que tenha reconhecido a importância deste produto endógeno, ex-líbris da cidade transmontana.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Arquivo/Canal N