Também se festeja o Natal na prisão. Prova disso é o presépio elaborado pelos reclusos do estabelecimento prisional de Bragança que se encontra no shopping da cidade.
De acordo com o diretor, Nuno Pires, “esta foi uma forma de os integrar na sociedade”, mas, também, de incentivar “à criatividade de quem está proibido da liberdade”.
“Além de se sentirem integrados socialmente, também é importante despertar a capacidade criativa e o empenhamento com ocupação útil do tempo livre, valorizando a sua auto-estima e individualmente enquanto cidadão e seres criativos”.
Foram cerca de dez os reclusos que participaram na criação do presépio feito de chapa que se encontra todo iluminado. “Foi um trabalho que demorou a fazer cerca de um mês. É em chapa metálica, depois foi perfurada, com uma solda especial. Foi desenhado, depois recortado e depois foi iluminado por dentro, para dar um efeito especial”, e frisa “foi tudo feito por nós”.
“No shopping é a primeira vez, neste contexto. Já participámos outras vezes em concursos promovidos pela câmara ao nível dos presépios”, explica, justificando que não é a estreia no que toca a assuntos natalícios.
Até ao dia dos Reis o presépio dos reclusos irá estar em exposição no shopping de Bragança.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Bragança Shopping