A reabertura ainda tem muitas limitações impostas pelas autoridades de saúde. Para além de quinta-feira, também aos sábados haverá feira no mercado.
O Mercado Municipal de Mirandela dedicado à venda dos produtos da terra reabriu ao público, esta quinta-feira, mas ainda com várias limitações impostas pelas autoridades de saúde.
Recorde-se que as feiras foram suspensas durante quase dois meses e agora reabrem com regras e normas de higiene apertadas, sendo que em Mirandela, o Município decidiu que, “dada a limitação do número de expositores, imposta pela Autoridade de Saúde, os dias de venda passam a ser às quintas-feiras e sábados, de forma a que todos tenham oportunidade de vender os seus produtos com maior segurança”, adianta o executivo liderado por Júlia Rodrigues em comunicado.
O aprovisionamento e instalação dos postos de venda inicia-se às 06h00, abrindo ao público uma hora depois, fechando ao meio-dia.
Passa a ser obrigatório “o uso de máscara para vendedores e público, a marcação dos lugares destinados aos vendedores, respeitando a distância de segurança. A entrada será feita exclusivamente pelo acesso principal do mercado. A deslocação do público terá apenas um sentido de circulação, conforme indicações visuais e as entradas e afluência de público, serão controladas pela PSP em coordenação com o Serviço Municipal de Proteção Civil.”
A Câmara de Mirandela também irá colocar dispensadores fixos de solução alcoólica, à entrada e na parte central do mercado, para desinfeção das mãos.
Para além de Mirandela, esta reabertura gradual dos mercados dos produtos da terra também vai acontecer nos restantes oito concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes.
Uma medida tomada, no início desta semana, entendida como uma forma de garantir a manutenção de produções assentes na economia familiar e simultaneamente dar resposta à necessidade de os agricultores escoarem os seus produtos. “A nossa preocupação é que, neste período de produção agrícola, a agricultura seja um motor para incentivar a economia familiar, local e regional”, refere o presidente da CIM, Artur Nunes.
No que toca à abertura das feiras aos restantes vendedores, Artur Nunes esclareceu que a situação “está a ser avaliada e dependente da evolução da pandemia e das determinações do Governo”.
A venda de produtos da terra, nas feiras municipais, está de regresso nos nove concelhos da CIM Terras de Trás-Os-Montes, ou seja, em Mirandela, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Vila Flor, Alfândega da Fé, Mogadouro, Vimioso, Vinhais e Miranda do Douro.
Jornalista: Fernando Pires
Slider