Mais um ano, e mais uma vez, o Raid Ibérico ficou lotado com 55 elementos divididos por 32 aeronaves. O ponto de partida será em Bragança no dia 1 de setembro.

Já são duas décadas a explorar Portugal e Espanha de avião. A vontade de voar, de descobrir cantos e recantos de Portugal e Espanha e a ânsia de participar nos convívios aeronáuticos esgota todos os anos o número máximo de lugares admitido pela organização.

Segundo a organização, a procura pelo evento é notória e por esse motivo teve de rejeitar inscrições já que, por questões e segurança e de logística, tem o limite de 55 participantes.

O Raid é organizado em conjunto pelo Aeroclube Bragança (ACB) e a Fundacion Cielos de Léon, de Espanha, acontece de 31 de agosto a 7 de setembro, com a chegada dos participantes novamente a Bragança.

“Em Bragança vamos fazer um almoço convívio, não apenas com os participantes no Raid Ibérico, mas também com os sócios e amigos do ACB, para assinalar este 20º aniversário”, explica Nuno Fernandes, presidente do ACB.

No dia 1 de setembro acontece a primeira etapa, com partida de Bragança em direção a Alverca, seguindo depois para Beja e depois para várias cidades do sul de Espanha. “O Raid Ibérico é sempre uma iniciativa de promoção dos dois países, com especial incidência na província de Leon e no distrito de Bragança, porque desses dois territórios são oriundos os aeroclubes responsáveis pela organização”, refere.

“Em todas as cidades que visitamos há sempre programas culturais que nos permitem conhecer alguns pontos, outras cidades e vilas próximas”, acrescenta.

Em cada local de paragem o grupo de 55 elementos tem programas sociais, que incluem visitas a locais de interesse cultural, paisagístico ou patrimonial, bem como experimentação da gastronomia característica do território visitado.

Este ano Raid Ibérico conta com o apoio da Força Aérea Portuguesa, nas Bases Aéreas de Alverca e de Beja, e também dos municípios de Bragança e Beja.

Jornalista: Rita Teixeira
Foto: ACB

Slider