O município de Vila Flor apresentou, no passado dia 10 de janeiro, a equipa técnica do projeto Radar Social, numa sessão realizada no auditório Miller Guerra do Centro Cultural de Vila Flor. Composto por uma socióloga e uma assistente social, o projeto tem como missão identificar e sinalizar pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão, com o objetivo de promover uma intervenção eficaz e articulada.

Este projeto resulta de uma candidatura do município ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), inserida na medida RE-C03-I01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais. Com o apoio de um sistema integrado de georreferenciação, será possível localizar pessoas, famílias e grupos em situações de isolamento, carência económica, violência, dependências ou dificuldades de mobilidade e cognitivas, entre outros critérios.

A iniciativa foi integrada na Unidade Orgânica de Envelhecimento Ativo do município e terá especial atenção às necessidades da população idosa, promovendo um envelhecimento digno e de qualidade nas suas localidades e lares.

A apresentação do Radar Social incluiu um momento de auscultação das entidades locais e da comunidade, reforçando a importância da colaboração e sensibilização para sinalizar situações de vulnerabilidade. De acordo com a autarquia, este trabalho colaborativo será fundamental para o posterior encaminhamento e acompanhamento dos casos identificados, em articulação com a Rede Social e os serviços de apoio social.

As situações poderão ser comunicadas diretamente à equipa do Radar Social, instalada na Biblioteca Municipal, ou através de fichas de sinalização que serão disponibilizadas em breve no site do município e por entidades locais.

Jornalista: Lara Torrado

Slider