O PSD anunciou, ontem, mais 51 candidatos às eleições autárquicas deste ano.
Uma semana depois de José Silvano, secretário-geral do partido, ter apresentado os nomes de 100 candidatos que teriam luz verde para representar os sociais-democratas, entre os quais 77 eram recandidatos, esta tarde, o próprio líder do partido, Rui Rio, anunciou mais 51 nomes que fez questão de referir que têm luz verde da Nacional para avançarem com as apresentações, como e quando entenderem.
No distrito de Bragança, já estão anunciados 11 dos 12 nomes que o PSD aceita que representem o partido nas autárquicas, faltando apenas anunciar o candidato em Mirandela.
Se há uma semana, foram anunciados os apoios aos cinco atuais autarcas laranja do distrito – Jorge Fidalgo por Vimioso, Nuno Gonçalves por Moncorvo, Hernâni Dias por Bragança, Maria do Céu Quintas por Freixo e João Gonçalves por Carrazeda de Ansiães, agora foram anunciados os apoios a Vítor Bebiano por Alfândega da Fé. Nuno Morais por Macedo de Cavaleiros. António Pimentel por Mogadouro. Helena Barril por Miranda. Carlos Almendra por Vinhais e Pedro Lima em Vila Flor.
Por Mirandela, apesar de ainda não ser oficial, tudo indica que o candidato seja Duarte Travanca, mas o processo ainda não está concluído. Depois de ter reunido a assembleia de secção de Mirandela, na passada sexta-feira, sabe-se agora que o processo só vai ficar definitivamente encerrado na próxima semana quando voltar a reunir a concelhia, avança o presidente do PSD local, Paulo Pinto.
Refira-se que o partido pretende anunciar todos os candidatos do pais até ao final deste mês.
Duarte Travanca tem 52 anos, é natural de Vila Nova das Patas, Mirandela, quadro dirigente da Autoridade Tributária e professor e diretor de cursos avançados de fiscalidade da Católica Porto Business School.
Recorde-se que, em 2017, o PSD perdeu as eleições autárquicas em Mirandela, com uma diferença de 840 votos para o PS, depois de seis mandatos consecutivos a liderar o Município.
Jornalista: Fernando Pires