Os deputados do Partido Socialista por Bragança defendem a ligação linha de Trás-os-Montes do Porto a Zamora, e que a mesma seja inscrita no Plano Ferroviário Nacional, em elaboração, como linha de Alta Velocidade, incluindo assim as redes transeuropeias ferroviárias. Os mesmos consideram “urgente” que o tema seja discutido na próxima Cimeira Ibérica.
“A integração da linha ferroviária Porto-Vila-Real-Bragança-Zamora na rede ferroviária transeuropeia é fundamental para o desenvolvimento da região e para o cumprimento dos objetivos de descarbonização com melhores soluções para a mobilidade regional” explica Berta Nunes e Sobrinho Teixeira em comunicado enviado à redação do Canal N.
Os deputados do Partido Socialista por Bragança consideram, ainda, “essencial que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte apresente esta iniciativa estratégica para discussão na próxima reunião da Comissão Luso-Espanhola para a cooperação transfronteiriça”, com vista à respetiva inclusão na agenda de trabalhos da XXXV Cimeira Ibérica e posterior aprovação em Bruxelas.
Jornalista: Lara Torrado