Até sexta-feira a Proteção Civil alerta para risco de cheias e inundações, consequência do mau tempo e da previsão de chuva e trovoada, sendo que a região Norte será a mais afetada.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta que poderão ocorrer inundações nas zonas urbanas, causaras por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento, assim como cheias, potenciaras pelo transbordo do leite de alguns cursos de água, rios e ribeiras.

Deslizamentos, derrocadas e outros movimentos de massa são algumas das situações expectáveis. O piso rodoviário escorregadio e a formação de lençóis de água são outros abusos de perigo.

A ANEPC relembra que o impacto destes efeitos podem ser minimizados através da adoção de comportamentos adequados, como, por exemplo, garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, ter especial cuidado na circulação junto a zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de transbordo dos cursos de água, adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias e não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Ana Malheiro

Slider