O Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires, em Bragança, vai implementar um projeto para combater a pobreza e exclusão social. 

Chama-se “famílias vizinhas” e vai servir para dar apoio a pessoas carenciadas ou vulneráveis. Segundo a instituição, o objetivo é capacitar essas famílias para que elas possam prestar um serviço de maior proximidade e conhecimento com os que precisam de ajuda”. 

O apoio deverá abranger idosos vulneráveis que vivem sozinhos ou migrantes, por exemplo. A população em geral, que se verifique que seja carenciada, e se o Centro entender, também poderá usufruir do apoio, ainda que esteja numa fase precoce. Isto porque o aumento do custo de vida fez disparar os pedidos de ajuda por todo o país e em Bragança o cenário é idêntico. A população não tem conseguido fazer face às despesas mensais.

Recorde-se que no fim do mês de outubro, a Deco revelou que recebeu 20 mil pedidos de ajuda, referindo que a maioria das pessoas trabalham e não tiveram quebra de rendimento, mas entraram em dificuldade financeira devido à subida dos preços e juros. O mesmo foi verificado pelo Banco Alimentar, nos meados de 2023.

Jornalista: Rita Teixeira 

Slider