O projeto NatuRural liderado pela ONG Palombar- conservação da natureza e do património rural, visa restaurar e preservar o património rural e natural das aldeias do Nordeste Transmontano. Financiado pelo corpo europeu de solidariedade da União Europeia, o projeto foi aprovado em maio de 2023 e será implementado ao longo deste ano.

A iniciativa centra-se em campos de trabalho voluntário internacionais para restaurar construções vernaculares e conservar a natureza. Para além disso, também vão ser realizados estudos arqueológicos para investigar o patrimônio material local.

O projeto conta com o apoio dos municípios de Vimioso e Miranda do Douro, a associação francesa Rempart, da Frauga e da obra Kolping Portugal.

As ações ocorrerão nas aldeias de Uva, em Vimioso, e Picote, em Miranda do Douro, e incluirão três campos de trabalho: a construção de um pombal tradicional em Uva, de 15 a 29 de julho do corrente ano, e duas escavações arqueológicas em Picote, de 12 a 26 de agosto de 2 a 16 de setembro de 2024.

Além de restaurar um pombal tradicional, os campos, arqueológicos darão continuidade aos trabalhos na “Casa Romana” em Picote, com o propósito de musealização.

Sara Freire, técnica de ecoturismo e coordenadora do projeto, destaca que os campos de trabalho terão impacto local, regional, nacional e europeu, combatendo o isolamento e proporcionando em intercambio intergeracionais, valorizando assim o património cultural e Natural, incentivando a participação cívica e a cooperação entre jovens de diferentes países

Por: Euritsy Bernardo

Slider