Hugo Rodrigues integrou um grupo de músicos de vários países que decidiram juntar-se a partir de suas casas para produzir um vídeo com a interpretação da Torrevieja, um hino daquela localidade dos arredores de Múrcia, em Espanha. Video tornou-se viral nas redes sociais durante este período de confinamento.
Se não é possível efetuar concertos, devido à pandemia da Covid-19, então porque não utilizar as novas aplicações informáticas para, a partir de casa, reunir virtualmente dezenas de músicos de vários países para alegrar a população com a interpretação de um vídeo musical.
Foi a partir deste pressuposto, que o diretor da Orquestra Sinfónica de Torrevieja, José Francisco Sánchez, lançou o desafio a outros músicos para interpretar o hino daquela localidade espanhola dos arredores de Múrcia. Hugo Rodrigues, professor de violino da Esproarte de Mirandela fez parte deste projeto. “Tem sido bastante gratificante participar nesta iniciativa e de certa forma também estamos a apoiar os nossos vizinhos que estão a sofrer bastante com esta pandemia e acaba por ser um incentivo para as pessoas que estão confinadas”.
Mas para editar este trabalho de coordenação dos músicos, a partir da casa de cada um, não foi tarefa fácil, confessa Hugo Rodrigues, revelando que esse trabalho esteve a cargo do também professor de violino, Pedro Cordeiro, com quem Hugo Rodrigues tem tido outros projetos. “As partes são gravadas individualmente em casa e depois são enviadas para o Pedro Carneiro que faz essa junção, mas é um trabalho difícil moroso, porque há peças que podem demorar dois, três dias porque são muitos músicos. Mesmo o processo individual não é fácil, porque as coias têm de ir completamente perfeitas
Uma forma de passar o tempo neste período de confinamento que também para Hugo Rodrigues não tem sido nada fácil de gerir. “Sou professor de violino, a minha mulher também, ambos estamos em teletrabalho que é muito mais difícil que o presencial. Depois também temos a vida famíliar, com a nossa filha a ter telescola e ensino à distância e o mais pequenino que não tem infantário e que requer muita atenção. Tem sido difícil, mas temos de fazer um esforço para que tudo corra bem”.
O professor de Violino da Esproarte de Mirandela, Hugo Rodrigues, está a participar na produção de outros projetos com nomes bem conhecidos como Sofia Escobar e Salvador Sobral e ainda esta semana deve estar pronta uma música com Vicente Palma, filho de Jorge Palma.
Jornalista: Fernando Pires