A Foz do Sabor volta a receber, no próximo sábado, a tradicional procissão de Nossa Senhora da Guia, onde os barcos rabelos engalanados transportam o andor da Nossa Senhora da Guia e imagens de outros santos da Igreja.
A tradição com hora marcada para as 18 horas, do dia 3 de agosto, perdura há cerca de seis décadas na Foz do Sabor, “tendo sido efetuados todos os esforços para a sua realização nos últimos anos”, salienta a autarquia.
De acordo com o município, a Foz do Sabor é a última Aldeia Piscatória de Trás-os-Montes e onde a pesca ainda faz parte do dia a dia da população. “Existem ainda na freguesia vários restaurantes típicos que diariamente servem os tradicionais pratos de migas e peixes do rio, que fazem a delícia de quem nos visita”, afirma.
De referir que esta iniciativa integra os quatro eventos tradicionais, referenciados pelo município como sendo aqueles que mantêm vivas as memórias da tradição do concelho, cujo valor cultural deve ser transmitido às novas gerações e a quem nos visita.
A tradicional procissão de Nossa Senhora da Guia está inserida nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Guia, que decorrem de 1 a 4 de agosto, na Foz do Sabor, e que contam com várias atividades religiosas e muita animação.