Portugal prepara-se para enfrentar uma semana marcada pelo frio intenso, com uma descida significativa das temperaturas, especialmente nas regiões Norte e Centro. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê mínimas abaixo de zero, geada e até a possibilidade de neve nas zonas mais altas do interior.

Além do frio, o vento forte agrava a sensação térmica, com rajadas que podem superar os 70 km/h na faixa costeira e os 50 km/h em áreas montanhosas do Norte e Centro. A precipitação, prevista para zonas altas de Bragança e Vila Real, poderá transformar-se em neve devido às baixas temperaturas.

Em locais como Guarda e Bragança, os termómetros poderão cair para valores negativos durante a noite, enquanto Faro, no Sul, não ultrapassará os 17ºC.

A semana começará com noites ainda mais frias e formação de geada no interior, enquanto o vento deverá abrandar a partir de dia 10.

Este cenário é provocado pela aproximação de uma linha de instabilidade associada à depressão Darragh, que já causou estragos no Reino Unido, deixando milhares sem energia e levando ao cancelamento de transportes e eventos.

Jornalista: Lara Torrado

Slider