Já são conhecidos os finalistas dos prémios da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). São 50 nomeados, entre a restauração, alojamento e turismo. Um deles é a região do Douro.
A 8.ª edição dos prémios AHRESP têm como objetivo distinguir o “melhor que se faz em Portugal” em diversas áreas. A região do Douro faz parte deste leque e é um dos cinco finalistas nos prémios AHRESP, na categoria “Destino Revelação” 2024.
O Douro destaca-se pela riqueza histórica e paisagens, aliando a gastronomia, e sendo referência europeia na cultura, no vinho e na vinha. “Pretendemos marcar mais um passo na promoção do território, onde o tempo parece parar e cada momento se transforma numa memória preciosa”, refere a Comunidade Intermunicipal do Douro.
As votações já arrancaram, no dia 25 de abril, no site oficial dos prémios e terminam a 20 de maio.
Douro tem um portal que ajuda a guiar os visitantes pela região
O Douro é um dos destinos portugueses mais turísticos seja pelas paisagens, pelo vinho ali produzido ou pela distinção de Património Mundial. Mas apesar de todo o reconhecimento, a oferta é muita e a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro simplificou a visita ao território com um portal online de informações.
Chama-se “Discover Douro” e a ideia é oferecer ferramentas digitais para que os visitantes consigam criar o seu próprio roteiro pela região. Oferece ainda sugestões sobre onde dormir, comer ou o que visitar.
“Desde sugestões de sítios emblemáticos e experiências arrebatadoras, como o incontornável passeio de barco, as provas de vinho e produtos regionais, a visita aos inúmeros miradouros com vistas arrebatadoras, os museus, os parques naturais e as históricas e pitorescas aldeias locais, vai poder encontrar as mais variadas inspirações para a sua visita”, destaca a CIM Douro.
A aposta neste projeto passa sobretudo por aproveitar o território em todas as suas potencialidades. “Damos a conhecer diversas sugestões onde poderá alojar-se, desde hotéis de charme com acomodações luxuosas e confortáveis, a hotéis nas principais cidades da região, ou ainda casas de campo que oferecem um ambiente tranquilo e relaxante, no meio da natureza”, refere.
Recorde-se que já no verão de 2021, a CIM Douro lançou o Passaporte Douro que inclui 76 pontos de interesse. Isto significa que, através da aplicação, os viajantes podem carimbar o seu passaporte sempre que passarem por um dos pontos de interesse, recebendo um Certificado de Excelência como reconhecimento.
Jornalista: Rita Teixeira