Conta da luz aumenta em outubro no mercado regulado. No livre, tudo aponta para aumentos já no próximo ano.
O preço da eletricidade no mercado grossista continua a atingir valores recorde e ditou um segundo aumento extraordinário para as 933 mil famílias que estão no mercado regulado, já a partir de outubro. Contudo, os 5,4 milhões de clientes que estão no mercado livre não terão quaisquer alterações nos preços este ano, pelo menos para os que têm conta na EDP Comercial, Galp, Endesa e Iberdrola que, juntas, representam 93,3% dos clientes nesse mercado. O impacto só deverá ser sentido em janeiro.
“A EDP Comercial continua a acompanhar com atenção a subida dos preços no mercado grossista, mas mantém que não vai alterar os preços para os clientes domésticos ao longo de 2021”, disse fonte oficial.
Uma posição muito semelhante à da Galp que diz que “tem vindo a garantir nos últimos meses que o aumento do custo de energia não é refletido nos clientes domésticos. A tabela de preços da Galp tem vindo a manter-se”. É ainda a posição da Iberdrola, que “segue uma estratégia de aprovisionamento que protege os clientes durante o período contratual”. E também da Endesa, que assegura que “este movimento que está a ocorrer agora não vai ter qualquer impacto”, porque “há contratos e compromissos”, disse o presidente da empresa em Portugal, Nuno Ribeiro da Silva.
Ler mais AQUI