As Praias da Fraga da Pegada e da Ribeira, na Albufeira do Azibo vão abrir uma vez mais a época balnear com a Bandeira Azul, da ABAE, e a Qualidade de Ouro, da Quercus, divulgou hoje a autarquia.

Como já tem vindo a ser um hábito, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza distinguiram uma vez mais as praias da Fraga da Pegada e da Ribeira, na Albufeira do Azibo, com o selo máximo da qualidade balnear. O que significa que ambas abrirão mais uma época a ostentar a Bandeira Azul e o galardão “Praia com Qualidade de Ouro”.

Recorde-se que para a Praia da Fraga da Pegada é o 21.º ano consecutivo de Bandeira Azul e o 16.º colorido a dourado. No que diz respeito à da Ribeira é a 15.ª ronda seguida que a cor do céu premeia, sob a forma de bandeira, águas e areal, sendo a 14.ª campanha com o estandarte da Quercus.

Ambas as distinções são um reflexo do “trabalho e dedicação de inúmeras entidades e munícipes, que, no dia a dia, ano após ano, se esforçam para manter em equilíbrio o desenvolvimento local com o respeito pelo meio ambiente”, refere o autarca de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.

Segundo dados divulgados pela autarquia, nos últimos anos, do mês de junho a setembro, as praias da Albufeira do Azibo receberam entre 350 mil a 400 mil visitantes, e cada vez mais veraneantes espanhóis.

As duas praias, no entanto, são apenas duas das muitas atrações do concelho macedense. Que tem no vasto território do Geopark Terras de Cavaleiros, por exemplo, um Geoparque Mundial da UNESCO, um dos seus ativos de maior destaque, além de ser parte integrante da Reserva da Biosfera Meseta Ibérica, a maior reserva transfronteiriça da Europa, recheada de valores naturais e culturais.

De referir ainda que a ABAE voltou também a atribuir a Bandeira Azul aos operadores macedenses de ecoturismo Azibo Solar Boat e Sun Azibo Cruzeiros, cujas embarcações vão navegar com o símbolo de qualidade ambiental.

A Albufeira do Azibo, que faz parte da bacia hidrográfica do rio Sabor e é formada por três linhas de água (o rio Azibo e as ribeiras do Azibeiro e do Reguengo), abrange as freguesias macedenses de Vale da Porca, Santa Combinha, Podence, Salselas e Vale de Prados, e foi idealizada para servir de apoio ao regadio agrícola no concelho. Rapidamente, no entanto, ganhou o estatuto de Paisagem Protegida de âmbito regional, integrada parcialmente na Rede Natura 2000. É uma geografia sinónimo de qualidade ambiental e beleza paisagística, sendo um dos locais mais visitados em todo o Nordeste Transmontano.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider