As Praias da Albufeira do Azibo e o Entrudo Chocalheiro, com os seus Caretos de Podence, voltaram a  ser reconhecidos com o Prémio Cinco Estrelas Regiões, pelo quinto e segundo ano consecutivo, respetivamente. 

Para o presidente do município de Macedo de Cavaleiros, a distinção “identifica a singularidade do nosso concelho e o trabalho de preservação de uma tradição única, ancestral e a UNESCO enalteceu pela sua autenticidade em dezembro de 2019”, recorda.

Benjamim Rodrigues salientou ainda que “embora se esteja a falar de dois produtos turísticos sazonais, com impacto no final do inverno e no período do verão, a verdade é que ambos contribuem para impulsionar o comércio, a restauração, hotelaria e mesmo as empresas de atividades turísticas”. E são também, frisa, “um incentivo para continuarmos a trabalhar na alavancagem de outros produtos turísticos, nomeadamente como sucede agora com o Sabor & Vilariça Balloon Fest ou com o Aziborne Extreme, dois eventos em que a autarquia se envolveu e que nos permitem captar outro tipo de públicos para o nosso território”.

Recorde-se que o “Prémio Cinco Estrelas Regiões” é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa conferem aos seus utilizadores, tendo como critério de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores: experimentação, relação preço-qualidade, intenção de compra ou recomendação, confiança na marca e inovação. Procura dar voz às populações na hora de identificar o que de melhor existe em Portugal, através de um inquérito nacional. Na edição deste ano participaram mais de 325.000 portugueses.

Jornalista: Rita Teixeira 

Slider