A Praia fluvial “Arquiteto Albino Mendo”, no parque da zona verde Dr. José Gama, em Mirandela, integra a lista das praias fluviais portuguesas a quem foi atribuída a bandeira azul, símbolo de qualidade ambiental, anunciada, ontem, pela Associação Bandeira Azul da Europa.

É o terceiro ano consecutivo que esta distinção é atribuída à praia fluvial de Mirandela, uma das poucas que está localizada em contexto urbano. 

É uma das sete praias fluviais da região Norte que receberam esta distinção, onde também se encontram as duas praias do Azibo no concelho de Macedo de Cavaleiros: a da Pegada e da Ribeira.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios, divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou 372 praias galardoadas com Bandeira Azul, pelo Júri Internacional, o que significa um aumento de 12 Bandeiras Azuis em relação a 2020. 

No entanto, no Verão vai manter-se a necessidade de cumprir todas as normas associadas ao combate à COVID-19, definidas pela Direção Geral de Saúde. 

Jornalista: Fernando Pires 

Slider