Bruxelas vai dar 106 milhões de euros a Portugal e a outros sete países para criar apoio médico em caso de desastres. O objetivo é apoiar os serviços médicos em caso de situações críticas, como desastres naturais.

A Comissão Europeia vai facultar, a Portugal e a mais sete países, 106 milhões de euros para melhoramento do apoio médico no caso de desastres naturais, ou de origem humana. Alemanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Roménia, Itália e Turquia também constam na lista dos países que vão receber o apoio.

A informação divulgada menciona que “adicionalmente, 17 equipas especializadas providenciarão cuidados intensivos, tratamentos de queimaduras, transporte de pacientes, diagnósticos avançados, apoio a mães e crianças, reabilitação, apoio à saúde mental, tratamentos ortopédicos, laboratórios, abastecimento de oxigénio e apoio às telecomunicações”.

Denominado de “rescEU”, o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia é uma estrutra de gestão de crises que permite aos Estados-Membros reforçarem a sua cooperação no domínio da proteção civil, com o objetivo de melhorar a prevenção, a preparação e a resposta em caso de catástrofes e, vai ficar operacional a partir de 2024.

Jornalista: Lara Torrado

Slider