Portugal perdeu este ano um lugar na lista de países mais seguros do mundo, caindo da terceira para a quarta posição. Islândia arrecada o primeiro lugar.

Segundo o relatório Global Peace Index 2021, divulgado ontem, Portugal caiu para a quarta posição e foi ultrapassado pela Dinamarca. O relatório do Institute for Economics & Peace, que analisa 163 Estados, indica que o país mais seguro do mundo é a Islândia, seguido da Nova Zelândia, Dinamarca, Portugal e Eslovénia.

Mas Portugal encontra-se no pódio de país mais seguro da União Europeia (UE), encontrando-se na segunda posição, indicou o relatório Global Peace Index 2021. O mesmo documento indica, ainda, que o país mais inseguro do mundo é o Afeganistão.

“A questão da segurança está muito longe de ser uma questão estritamente policial. A segurança é hoje um fator decisivo para a captação de investimento, para a captação dos turistas que esperamos voltar a ter, para o reforço da imagem global do país. Lembramo-nos facilmente de países que têm um grande potencial como o nosso, nos quais a insegurança limita o desenvolvimento económico, o investimento ou o turismo”, referiu o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, em comunicado.

“Portugal registou, em 2020, os indicadores mais baixos de criminalidade desde que existe o atual modelo de registo, há mais de 30 anos”, sublinhou o governante, relembrando que em 2014, Portugal ocupava o 18.º lugar, tendo vindo a subir na tabela nos últimos anos.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Pedro Nunes

Slider