Os dois animais que foram recolhidos em janeiro a pedido do município, por alegadas queixas de negligência, já encontraram novos donos.
De acordo com o município, o protocolo de acolhimento iniciou-se na sequência da “recuperação notável das condições físicas e comportamentais dos dois animais” e devido ao “término do período legal de recolha”. Perante isto, o município recebeu os pedidos de acolhimento que foram “devidamente analisados” para melhor seleção dos novos donos.
Com os nomes Tua e Mirandela, o pónei e a égua estiverem até recentemente em período de recuperação no Centro de Acolhimento do Burro (CAB), com o apoio dos técnicos da Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA). Apesar de estarem já entregues aos novos tutores, os animais vão continuar sob a monitorização da AEPGA e do CAB.
Em comunicado no Facebook, o Município de Mirandela aproveita, ainda, para agradecer às associações supra mencionadas, bem como aos Cidadãos Anónimos e à PSP local, por terem intervido no processo de bem-estar dos animais.
Recorde-se que já havia sido noticiado o resgate, efetuado pelo Comando Distrital de Bragança, após denúncia de que os animais se encontravam “num terreno, presos por uma corda e sem nenhum tipo de abrigo”.
Jornalista: Catarina Moscoso