A aldeia de Poiares, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, recebeu a distinção atribuída pela Associação do Turismo de Aldeia (ATA) e já está integrada na Rede das Aldeias de Portugal. 

A atribuição da classificação Aldeia de Portugal a Poiares confere-lhe os fatores de diferenciação de Natureza, História, Arte e Espiritualidade. 

Aldeias de Portugal é uma Rede nacional de aldeias turísticas situadas em espaço rural, com atividade no setor primário, que mantém uma vivência quotidiana pautada pela presença de pessoas e atividades permanentes na aldeia e áreas envolventes.

Atualmente, no distrito de Bragança há 12 aldeias de nove concelhos que fazem parte da Rede das Aldeias de Portugal. 

O que distingue a aldeia de Poiares 

As casas tradicionais alinhadas em xisto, a paisagem da aldeia rodeada de serras, com o rio a passar em baixo e o ar puro da natureza. No núcleo central, a aldeia apresenta também património diversificado para visitar, da Igreja Matriz à Fraga do Gato/Lontra, com as suas pinturas rupestres, passando pela Calçada de Alpajares, pelo Castelo de Alva, pelo Moinho, ou pela Ponte velha da Ribeira do Mosteiro.

Diversos percursos sinalizados permitem percorrer caminhos que passam também por estes locais emblemáticos, nomeadamente a Calçada de Alpajares e a Rota dos Miradouros. As tradições culturais continuam bem enraizadas na aldeia com as mulheres a fazer meias com quatro agulhas, às soleiras das portas e os homens, nos tempos livres, entretém-se jogando à raiola, à sueca ou ao chincalhão.

Jornalista: Inês Carvalho 

Slider