O complexo de piscinas de Alfândega da Fé abriu ao público no dia 6 de julho. Após uma intervenção para melhorar as instalações, a autarquia, em conjunto com a Associação Recreativa Alfandeguense (ARA), decidiu abrir as piscinas para proporcionar aos alfandeguenses este espaço de lazer durante o verão.
Sendo este ano excepcional devido à pandemia, foi criado um regulamento de utilização específico, com normas de higiene e segurança reforçadas e regras de utilização e fruição para os banhistas.
Os frequentadores das piscinas vão contar este ano com regras como a passagem obrigatória pelo lava-pés e higienização das mãos, o cumprimento dos circuitos de entrada e saída, horários mais restritos e lotação reduzida do espaço, entre outras.
No mesmo dia, as piscinas receberam o grupo de crianças que frequentam o ATL. Este importante serviço visa dar uma resposta às famílias do concelho que durante as férias escolares não têm alternativas para tomarem conta dos filhos.
O ATL abriu também com regras excecionais e a utilização do complexo de piscinas durante o período da manhã está reservado à utilização exclusiva deste. Após a saída das crianças, os espaços são desinfetados para receberem de forma segura os utilizadores durante a tarde. Este procedimento é repetido após o encerramento do complexo, para que na manhã seguinte as crianças possam desfrutar das piscinas de forma totalmente segura.
O Município de Alfândega da Fé acompanhou o arranque destas atividades, alertando para a importância de se seguirem à risca as normas estabelecidas e as recomendações da DGS. O complexo de piscinas de Alfândega da Fé é um espaço muito procurado durante o verão e com excelentes condições para a prática balnear.
Devido à situação epidemiológica, as piscinas abriram com regras apertadas, apelando-se à responsabilidade e civismo de todos os banhistas, para proteção individual e para que todos possam usufruir deste espaço em segurança durante o verão.