Com o objetivo de incrementar a resiliência global do subsistema de abastecimento de água de Vila Chã, que serve os municípios de Alijó e de Murça, a Águas do Norte vai iniciar brevemente a empreitada de execução da ligação do subsistema de abastecimento de água do Pinhão, com origem de água na barragem do Pinhão, ao subsistema de abastecimento de água de Vila Chã, ambos integrados no sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal.
“Esta solução vai permitir o reforço do abastecimento de água do subsistema de Vila Chã, a partir do subsistema do Pinhão, através da instalação de uma conduta adutora gravítica com uma extensão aproximada de 15 km, bem como todos os elementos acessórios da rede, medição e automação. Deste modo, e com o seu enquadramento no âmbito das medidas de adaptação às alterações climáticas, a construção desta infraestrutura permitirá a diversificação das origens de água mediante a interligação de sistemas de abastecimento” refere a Águas do Norte em comunicado enviado à redação do Canal N.
A empreitada foi adjudicada ao consórcio formado pelas empresas Martins & Filhos S.A. e Boaventura & Boaventura S.A., no valor de cerca 5.3 milhões de euros, e tem um prazo de execução de 21 meses.
SOBRE A ÁGUAS DO NORTE
A Águas do Norte, SA iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais.
Assume ainda a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, reunindo numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: CM Alijó