Eusébio Soares conquistou, no fim-de-semana passado, o recorde de distância em parapente na nova pista da Serra de Bornes, em Macedo de Cavaleiros. 

O piloto português, do BôAr Parapente Clube, alcançou o feito durante a inauguração da nova pista de descolagem de parapente, na vertente Este, da Serra de Bornes.

Eusébio Soares percorreu um total de 237,3 quilómetros em distância livre em 6 horas e 28 minutos, tendo aterrado em Fuentemilanos, a cerca de 15 quilómetros de Segóvia (Madrid). 

No total, foram 50 pilotos nacionais que participaram na iniciativa, que teve o apoio do Município de Macedo de Cavaleiros, e serviu igualmente, para experienciar a primeira pista criada na Serra de Bornes e que agora foi renovada pela autarquia macedense. 

De acordo com o responsável pela pasta do Desporto no concelho, “a Serra de Bornes, como é sabido, apresenta condições excecionais para a prática de parapente e asa delta, o que nos levou, inclusive, a organizar aqui, em 2019, o Aziborne Extreme”.

Agora com duas rampas de descolagem estão criadas “as condições para aspirarmos a outros voos e termos aqui provas de cariz nacional e até internacional”, concluiu o vereador.

António Oliveira, dirigente do BôAr Parapente Clube, destacou também o empenho do município macedense no apoio à modalidade. “Fez-se algo inédito a nível nacional e foi importante porque nunca tivemos tanto apoio da parte de um município”, frisou.

Jornalista: Rita Teixeira 

Slider