A Associação Natureza Portugal vai lançar três projetos de remoção de barreiras fluviais nos rios Sabor, Sousa e Vascão. A empreitada vai permitir salvaguardar espécies piscícolas ameaçadas de extinção, como é o caso da enguia e do saramugo.

“European Open Rivers Programe” é o nome da organização que presta apoio financeiro ao projeto para remoção de barreiras. Esta remoção tem como objetivo o restauro da continuidade fluvial dos rios.

De acordo com o JN, no rio Sabor, no distrito de Bragança, vai ser retomada a preparação para retirar o açude do Prado Novo (Montesinho) e outro próximo da aldeia de Gimonde. “Ambos os açudes já tinham sido identificados como prioritários para remoção por um estudo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas em 2014. Com esta remoção, estaremos a beneficiar espécies nativas de peixes, bem como mamíferos altamente ameaçados como a toupeira-de-água, que ocorre apenas em algumas partes do norte de Portugal, Espanha, Andorra e França”, disse fonte em declarações ao JN.

No que toca ao rio Sousa, na zona de Felgueiras, vão ser removidos 13 açudes, ao longo de 21 quilómetros. “Primeiramente, serão feitos os preparativos para remover a barreira mais próxima da foz do rio Douro, o que deverá levar à remoção das restantes 12 barreiras no seu devido tempo”, mencionou a Associação Natureza Portugal.

Em relação ao rio Vascão, este que é um afluente do Guadiana, vão remover o açude de Galaxes de forma a “aumentar significativamente as operações nesta área, removendo mais duas barreiras na mesma ribeira – Ribeira de Odeleite – e 12 barreiras no rio Vascão”, acrescentou.

Segundo o Jornal de Notícias, rio Vascão e a ribeira de Odeleite acolhem as únicas populações sobreviventes em Portugal de saramugo, uma das espécies de peixe de água doce não migratórios mais ameaçadas.

O objetivo é restaurar 93 quilómetros de rio e melhorar o habitat dos animais, não só do saramugo e da enguia europeia, mas também de mamíferos como a lontra e o lince ibérico, que também se encontram em risco de conservação.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Liga para a Proteção da Natureza

Slider