O presidente de Câmara Municipal de Vila Flor, Pedro Lima, vai ser o novo presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM).

Antigamente ocupado por Jorge Fidalgo, fica vago o cargo de presidente da CIM-TTM, que Pedro Lima deverá ocupar. De relembrar que o autarca de Vila Flor era o vice-presidente da Comunidade Intermunicipal.

Jorge Fidalgo suspendeu também funções, durante um ano, como presidente da Câmara Municipal de Vimioso, uma vez que aceitou o cargo de novo diretor do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Bragança, para substituir Orlando Vaqueiro.

Desta forma, António Vaz é o novo autarca de Vimioso, tendo assumido funções na passada quarta-feira, 7 de agosto.

SOBRE A CIM-TTM

As Terras de Trás-os-Montes localizam-se no Nordeste de Portugal, abrangendo uma área de cerca de 5538 km2.

O território é constituído pelos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

A região apresenta duas realidades distintas no que diz respeito às características morfológicas e climáticas, que deram origem às designações Terra Fria e Terra Quente Transmontana. A primeira é constituída por relevos com uma altitude mais elevada e um clima mais frio e húmido, a segunda apresenta relevos de altitude mais baixa e um clima mais quente e seco.

O território possui amplos recursos agrícolas e florestais, sendo que o setor agroindustrial assume especial relevo na economia da região alicerçado na produção de hortícolas e frutícolas como a castanha, amêndoa, cereja, cogumelos e produção de azeites e vinhos. A isto associa-se a produção pecuária de bovinos, ovinos, caprinos e suínos e transformação e comercialização de produtos endógenos que começa a ganhar importância crescente.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N / Arquivo

Slider