Os Pauliteiros da aldeia de Constantim, em Miranda do Douro, levaram a cultura mirandesa ao Festival Tocatì, um evento que se está a realizar na cidade de Verona, em Itália, entre os dias 14 e 17 de setembro.

O Tocatì é um festival que combina jogos, cultura, gastronomia e a música folclórica de diferentes países. O nome do evento, Tocatì, pode ser traduzido como “é a sua vez” no dialeto Vêneto, e este ano foi a vez de Portugal ser o “convidado de honra” do festival.

As tradições, os jogos e os desportos portugueses estão em destaque em Verona. As praças e ruas de Verona serão o palco das festividades onde o centro das atenções se volta para as atuações dos Paultireiros de Constantim.

As raízes dos Pauliteiros de Miranda perdem-se no tempo, mas a realidade é que, atualmente, os Pauliteiros de Miranda são uma das principais atrações do nordeste transmontano, tendo uma contribuição fundamental na divulgação, não só da dança, mas, também, da cultura e tradição das Terras de Miranda.

Imagem: Pauliteiros de Miranda, da aldeia de Constantim, em Verona, Itália

Fundado por um grupo de jogadores apaixonados de Verona, o Festival Tocatì investiga, estuda e apoia os jogos tradicionais em Itália, e em todo o mundo, como expressão do património imaterial a salvaguardar, reconhecido pela UNESCO em 2003.

A 21ª edição do Festival Internacional de Jogos de Rua, organizado pela Ancient Games Association (AGA), em colaboração com o município de Verona, está a realizar-se entre os dias 14 e 17 de setembro, onde as comunidades lúdicas de jogadores de todas as idades retornam a Verona para celebrar o reconhecimento de Tocatì pela UNESCO. São testemunhas de um património intemporal, feito de sociabilidade e cultura, transmitido de geração em geração. “São a expressão viva de práticas contemporâneas em constante evolução, com uma identidade que se torna fluida e muda para responder à complexidade em que vivemos” descreve a organização da inciativa

Jornalista: Lara Torrado

Fotos: Helena Barril

Slider