A iniciativa é da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) que vai levar um programa com diversas atividades até seis concelhos. Na região transmontana será a Bragança, já amanhã, seguindo-se depois a Alfândega da Fé e a Miranda do Douro.
A Sé Velha de Bragança receberá, na tarde de sábado, visitas, partilha e degustação com o chefe de cozinha Renato Cunha e um concerto com o músico Pedro Caldeira Cabral.
De acordo com a organização “o programa “Património a Norte” tem como objetivos principais a valorização dos espaços patrimonais dos concelhos, numa iniciativa entre DRCN, autarquias e instituições eclesiásticas”.
Até ao final de outono, o programa da DRCN vai incidir em mais cinco arquitecturas religiosas, algumas das quais classificadas Monumentos Nacionais.
Depois da Sé Velha de Bragança, seguem-se o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, em Tarouca (1 de outubro), o Mosteiro de Santa Maria de Arouca (8 de outubro), a Concatedral de Miranda do Douro (15 de outubro), a igreja Matriz de Sambade, de Alfândega da Fé (22de outubro) e Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras (29 de outubro).
Veja o programa na íntegra para 24 de setembro:
14:30 · Sessão de abertura
Lançamento das visitas
15:00 · Património em Prova
Partilha e Degustação
com chefe Renato Cunha
16:00 · Concerto
Pedro Caldeira Cabral
Jornalista: Rita Teixeira