Chama-se “On2Wheels” e é um Passaporte Douro que desafia os motociclistas a descobrir a região. A primeira edição envolve onze motoclubes do território e tem fins solidários, e vai decorrer entre os dias 8 e 9 de julho, partindo de Sernancelhe até Moimenta da Beira.
Inserida na Cidade Europeia do Vinho 2023, o objetivo da iniciativa é homenagear o Douro e levar os interessados a descobrir os seus trunfos, como a paisagem, a cultura, o património e a gastronomia.
Com este passaporte, as vinhas em socalcos, os miradouros, os monumentos, os museus, as igrejas, os miradouros, e todos os restantes pontos turísticos de interesse fazem parte do itinerário do “Douro”, a área classificada como Património Mundial pela UNESCO.
O passeio é composto por 480 quilómetros com passagem pelos 19 concelhos que compõem a CIM-Douro e três Patrimónios da Humanidade: o Alto Douro Vinhateiro, o Vale do Côa e o barro negro de Bisalhães.
A ideia de criar um Passaporte Douro “On2Wheels” foi de Vítor Soares, um entusiaste do mototurismo e o primeiro a completar o Passaporte Douro de moto, percorrendo os 76 pontos de interesse dos 19 concelhos da CIM-Douro.
A primeira edição do Passaporte Douro “On2Wheels” tem uma vertente solidária, ou seja, as receitas arrecadadas serão revertidas para uma associação do Douro que trabalhe com crianças.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Quilómetro Infinito