Sérgio Dinis, natural de Ermelo, em Mondim de Basto, tem 54 anos e é padre na Diocese de Vila Real.
O padre Sérgio Dinis foi nomeado, esta sexta-feira, pelo Papa Francisco, bispo das Forças Armadas e de Segurança.
“A todas as mulheres e todos os homens que defendem a independência nacional, a integridade territorial e garantem a ordem e a segurança pública, assim como às suas famílias, dirijo uma saudação fraterna e respeitosa, exprimo o grande apreço pelo vosso precioso serviço e quero dizer-vos que estarei sempre ao vosso lado, num profundo amor a Cristo, à Igreja e à nossa amada pátria”, reagiu o padre.
O Padre Sérgio Manuel Ribeiro Dinis nasceu a 8 de maio de 1970 em Ermelo, Concelho de Mondim de Basto, Diocese de Vila Real.
Depois de frequentar o Colégio Salesiano de Poiares, foi aluno do Seminário de Vila Real e do Seminário Maior do Porto.
Obteve a Licenciatura em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto e a Licenciatura em Direito Canónico na Universidade Pontifícia de Salamanca.
Foi ordenado sacerdote a 17 de julho de 1994, incardinando-se na Diocese de Vila Real.
Iniciou o seu ministério pastoral como Secretário do então Bispo de Vila Real, D. Joaquim Gonçalves (1993-1996).
Desde 1996 até à atualidade, é Pároco da Paróquia de Santa Maria Maior, em Murça. Desde 1998 até à data, é também Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciação, em Noura. Posteriormente, foi também nomeado Pároco da Paróquia de Santa Maria Madalena, em Candedo. Foi também Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Purificação, em Fiolhoso (1996-1998) e da Paróquia de São Sebastião, em Pópulo (1996-2014).
Atualmente é também Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano com sede em Vila Real, Arcipreste do Arciprestado Douro II, Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Murça, bem como Membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral e do Conselho Pastoral da Diocese de Vila Real.
Jornalista: Rita Teixeira