O Padre Fontes vai ser embaixador do Alto Tâmega e Barroso, foi esta quinta-feira anunciado. A homenagem ao sacerdote de 83 anos vai decorrer em Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar, dia 27 de março.
Todos os contributos que António Fontes deu para o desenvolvimento turístico da região, como é o caso das “Sextas-Feiras 13” em Montalegre, não foram em vão.
António Lourenço Fontes, mais conhecido por Padre Fontes, nasceu em Cambezes do Rio, uma aldeia do Barroso, no município de Montalegre, sendo a principal figura impulsionadora do Congresso de Medicina Popular, em Vilar de Perdizes, e das famosas “Sextas-Feiras 13” em Montalegre.
Criada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso- CIMAT, a homenagem ao padre tem como objetivo reconhecer o valor de cidadãos oriundos do território que, nas mais variadas áreas de atividade, têm “um percurso de excelência, mantendo o orgulho nas suas origens e tendo como princípios a humildade e a capacidade de superação”.
“Apesar da sua condição de saúde se ter agravado ao longo dos últimos anos, e da idade já avançada, aceitou a doença, não deixando que o diagnóstico seja um fator limitador para o seu contributo no crescimento e reconhecimento da região”, frisa a CIMAT.
Apesar do Padre Fontes ser já uma figura muito associada à “Sexta-Feira 13” em Montalegre, “todo o trabalho desenvolvido nas diferentes temáticas e, em específico, na vertente turística, tem permitido dar visibilidade e reconhecimento, não só a este município, como aos demais pertencentes ao território do Alto Tâmega e Barroso”.
Por esse mesmo motivo, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso decidiu distinguir António Lourenço Fontes com este título. O padre torna-se, assim, no terceiro a integrar a rede, a seguir ao selecionador nacional de futsal, Jorge Braz, e à Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves.
A CIMAT agrega os município de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.
Jornalista: Lara Torrado