O Papa Francisco nomeou o padre Delfim Gomes, do presbitério da Diocese de Bragança-Miranda, como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga. A data da ordenação episcopal ainda não foi divulgada.
“O Papa Francisco veio bater à porta de um simples pároco e lançou-lhe um desafio. A primeira palavra que gostaria de pronunciar é de agradecimento a Sua Santidade, o Papa Francisco, pela nomeação e confiança em mim depositada. A segunda é de profunda gratidão a esta nossa Diocese de Bragança-Miranda. Aqui nasci, cresci e servi. Desde o presbitério com os meus irmãos no sacerdócio, às paróquias e Unidade Pastoral Senhora da Assunção, aos serviços e órgãos diocesanos, às IPSS e Misericórdias, e à escola com a Educação Moral Religiosa e Católica (EMRC), aos seus professores e alunos, o meu abraço e a minha amizade”, escreveu o Padre Delfim Gomes, num comunicado.
Delfim Jorge Esteves Gomes nasceu a 1 de janeiro de 1962, em Bragança, e fez a sua formação teológica na cidade transmontana e no Porto. Foi ordenado sacerdote a 3 de setembro de 1989 por D. António José Rafael. É pároco na Unidade Pastoral Senhora da Assunção, no concelho de Vila Flor, na diocese de Bragança-Miranda, desde 20 de setembro de 1992.