Com o objetivo de continuar a reforçar a participação da comunidade local, o município de Chaves está a implementar e dinamizar mais uma edição do seu Orçamento Participativo, que vai já na 10ª edição.
“Este processo de participação ativa terá início com a fase de apresentação de propostas, que decorrerá entre 22 de julho e 20 de setembro” refere, em comunicado enviado à redação do Canal N, a autarquia flaviense.
“A recolha de propostas para as duas tipologias de projetos – Componente nº 1 – Requalificação Urbanística e Construção e/ou Requalificação de Equipamentos Públicos e Componente nº 2 – Promoção e Dinamização de Projetos de âmbito Cultural e Desportivo – deve acontecer preferencialmente através do site do OP (op.chaves.pt), mas também por e-mail (envio do formulário para o correio eletrónico [email protected]) ou por carta dirigida à equipa coordenadora” explica o mesmo comunicado.
Este ano, o OP de Chaves deixa “cair” o voto em papel, mantendo-se o voto presencial com recurso à plataforma eletrónica. Esta evolução constitui mais um passo para a promoção da transparência de todo o processo: o uso exclusivo de ferramentas digitais que controlam todo o processo de votação, independentemente do canal usado para votar.
Na fase de votação de projetos, através de SMS gratuita, também o voto encontra-se agora mais simplificado para quem já efetuou o registo na última edição, através do envio de uma SMS mais simplificada e com menos caracteres.
A autarquia dispõe para este importante instrumento de cidadania participativa de um orçamento total de 280 mil euros, dos quais 250 mil euros estão destinados à Componente nº 1 e 30 mil euros à Componente nº 2.
Recorde-se que podem participar no OP de Chaves todos os cidadãos recenseados no município. Os interessados poderão obter mais informações em op.chaves.pt
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Canal N / Arquivo