De acordo com uma portaria publicada em Diário da República (DR), esta terça-feira, a construção do novo posto de Alijó da GNR representa um investimento de 1,4 milhões de euros, mais IVA. A verba deverá ser concretizada até 2026.
O protocolo para a construção do novo edifício foi assinado entre a Câmara Municipal de Alijó e o Ministério da Administração Interna, no ano de 2019, no entanto a empreitada ainda não avançou.
A necessidade de novas instalações surge devido às más condições da antiga cadeia, que se encontra completamente degradada.
Através da portaria publicada em DR, o Governo autoriza a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna a assumir os encargos orçamentais relativos a este contrato de cooperação interadministrativo com o município de Alijó.
O encargo orçamental decorrente da contratação de empreitada e da fiscalização e coordenação de segurança em obra para a construção de um edifício para o novo posto territorial, durante os anos 2024 e 2026, tem o valor global de 1,4 milhões de euros, ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor.
O financiamento está incluído na lei de programação de infraestruturas e equipamentos das forças e serviços de segurança do Ministério da Administração Interna.
Recorde-se que no passado mês de maio, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, anunciou um investimento previsto de cerca de 17 milhões de euros para a requalificação e construção de edifícios da GNR e da PSP no distrito de Vila Real.
A verba abrange ainda a construção de postos da GNR em Alijó e em Ribeira de Pena e na reabilitação dos postos de Murça, Montalegre, de Sabrosa e de Mesão Frio.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Arquivo/Canal N