É já a partir de amanhã (quarta-feira) que começa a funcionar o novo Centro de Vacinação Covid-19 de Mirandela, instalado no Pavilhão do Inatel, situando-se “num local central, amplo, de fácil acesso e com condições adequadas para higienização e estacionamento de viaturas”, avança uma nota de imprensa do Município de Mirandela.

Desde o início do processo que a cidade tinha centros de vacinação situados nos dois centros de saúde (1 e 2), no entanto, “tendo em vista o aumento das taxas de vacinação, de acordo com o preconizado pelas entidades competentes, a ULS do Nordeste estabeleceu parcerias com os 12 municípios do distrito de Bragança, no sentido de criar espaços organizados, que ofereçam todas as condições de segurança no acolhimento de um elevado número de utentes”, adianta a administração da ULSNE, em comunicado.

Em Mirandela, “a infraestrutura, montada pela Câmara Municipal, permitirá a vacinação de 50 pessoas por hora, conforme a disponibilidade de vacinas fornecidas pelas entidades responsáveis e garante ainda todas as condições necessárias e exigidas pela Direção Geral de Saúde (DGS) para a execução de tarefas dos profissionais de saúde e segurança dos utentes a vacinar”, refere o Município mirandelense.

Também um grupo de colaboradores da autarquia estará afeto ao Centro de Vacinação Covid-19 para apoio e acompanhamento dos munícipes em todo o processo, em coordenação com a Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE). “Também para as convocatórias telefónicas, estarão dois colaboradores nos Centros de Saúde de Mirandela”, acrescenta a nota de imprensa.

Naquele espaço haverá áreas de receção e acolhimento, salas de espera, vacinação, registos e recobro além da área de preparação de vacinas, área de emergência médica e zonas de descanso para pessoal técnico. 

De acordo com a autarquia, foram instalados dois equipamentos de frio para armazenamento de vacinas, de acordo com as orientações da DGS em que a segurança de todo o sistema foi preocupação.

O Município sublinha que mantém a disponibilidade de transporte para todos os Munícipes que dele necessitem. “Imediatamente ao agendamento da data e hora para a vacinação, os utentes convocados poderão contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil através do número de telefone 278 105 271 ou pelo endereço de correio eletrónico [email protected] a solicitar o transporte ou podem, no momento do contacto telefónico, informar o Enfermeiro de Família dessa necessidade”, descreve a nota, ressalvando que, desde fevereiro deste ano, o Serviço Municipal de Proteção Civil “já deu resposta a mais de 180 transportes solicitados por utentes convocados para vacinação”.

Segundo a ULSNE, no distrito de Bragança, a campanha de vacinação “está a decorrer de acordo com o estipulado no referido Plano, que abrange nesta fase profissionais de saúde, colaboradores e utentes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e outros lares residenciais, utentes que integram o primeiro grupo prioritário e profissionais essenciais, como os agentes de segurança da PSP e da GNR, os bombeiros e profissionais da comunidade escolar”.

A ULS do Nordeste finaliza, deixando “uma mensagem de tranquilidade à população do distrito de Bragança, assegurando que todas as pessoas irão ser convocadas para efetuar a vacina, de acordo com a priorização determinada no Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 e no estrito cumprimento de todas as normas e orientações das entidades competentes nesta matéria”.

Jornalista: Fernando Pires

Slider