O novo Cartão Jovem, gratuito e digital, já tem 30 mil utilizadores e o programa ANDA Conhecer Portugal tem mais de 13 mil jovens pré-inscritos para conhecerem Portugal de comboio e dormirem nas Pousadas de Juventude.
“O Cartão oferece um novo paradigma com mais vantagens, também direcionadas para diferentes grupos etários entre os 12 e os 17 anos, 18 e 23 anos e entre os 24 e 30 anos, através da sua gratuitidade, generalização e digitalização, permitindo ainda dar a conhecer entidades parceiras do cartão jovem, como o comércio local, e fomentar a criação de espaços para uma maior participação cívica”, refere o comunicado, do gabinete do ministério dos Assuntos Parlamentares, à altura, tutelado por Ana Carolina Mendes, enviado ao Canal N.
O projeto possibilita ainda que os jovens tenham conhecimento de parcerias do Cartão Jovem, entre as quais com o comércio local “e fomentar a criação de espaços para uma maior participação cívica”, explica.
A iniciativa da Movijovem, em parceria com a Comboios de Portugal (CP), conta com um orçamento a rondar os quatro milhões de euros para este ano.
Nos anos letivos 2022/23 a 2024/25, os jovens que terminem ou tenham terminado o 12.º ano, podem conhecer Portugal através das Pousadas de Juventude e de viagens de comboio. Atualmente, 2500 jovens já confirmaram a sua inscrição e resgataram os vouchers de utilização.
Através do ANDA Conhecer Portugal, os jovens podem viajar durante sete dias com viagens de comboio ilimitadas e dormir seis noites na rede de Pousadas de Juventude de forma gratuita, para incentivar que esta seja uma ação que abranja todos os jovens que terminam o ensino secundário, mitigando as barreiras socioeconómicas e promovendo a mobilidade, o turismo juvenil e a coesão territorial.
Por: Jenniffer Almeida